Novo acordo com a Caixa permite que servidores pausem parcelas do empréstimo consignado
Publicado em: 19 de maio de 2020
Pensando em injetar recursos na economia local, a Câmara Municipal vai assinar um novo acordo com a Caixa Econômica Federal que permite que os servidores possam pausar o pagamento dos empréstimos consignados em até 90 dias.
A medida, pioneira em todo o Estado de São Paulo, havia sido proposta, anteriormente, em forma de projeto de lei idealizado pelo presidente José Aparecido da Silva, o Dega (PL), atendendo um pedido da categoria. "Mesmo sem a necessidade de aprovação no Plenário, eu agradeço aos vereadores que se mostraram favoráveis à esta medida, pois a ideia é fazer com que este dinheiro dos servidores, que antes ia direto para o banco, passe circular no comércio local. Com isso, haverá mais recursos circulando na cidade, beneficiando diretamente açougues, padarias, supermercados, dentre outros estabelecimentos", explica, Dega.
A reunião que definiu o novo acordo aconteceu na manhã de ontem (18), na Prefeitura Municipal na presença do presidente do Legislativo, do prefeito João de Altayr Domingues (PL), do gerente geral da Caixa Econômica Federal, Júlio César; com o superintendente executivo de varejo da Caixa, Paulo Henrique Costa da Silva; e com o diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Mauro André Martins.
Como vai funcionar?
O documento assinado entre a Câmara Municipal e a Instituição Bancária suspende o cumprimento de obrigações financeiras referentes a empréstimos consignados firmados entre servidores do Legislativo e Caixa, por até 90 dias em razão da pandemia de COVID-19. A Prefeitura Municipal e o SAAE também aderiram a nova modalidade de contrato.
Agora, os servidores que possuem consignados com a Caixa mediante a averbação de folha de pagamento, deverão entrar em contato com a agência bancária para solicitar a prorrogação dos pagamentos das parcelas por até 90 dias, mediante a um novo contrato que será firmado com a Caixa. A instituição bancária disponibiliza um canal para atendimento quanto a análise de carência através do WhatsApp exclusivo (18) 3746-8504, essa ferramenta possibilita ao servidor o agendamento para o atendimento presencial, como também para tirar dúvidas referentes a ação.
Portabilidade
Com a medida, também se cria a possibilidade do servidor fazer a portabilidade de outras Instituições Bancárias para a Caixa, e aos que já tem o consignado, uma possibilidade de renovação do contrato, com o benefício da parcela ser paga em 90 dias e uma taxa de juros menor estando no dia de hoje a 1.4% em média ao mês, porém ambas as opções mediante a análise de crédito.
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email