Durante a sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira, dia 12, o vereador Virgílio Armando Trentin (Cidadania), apresentou a Indicação de n° 132/2021, onde sugere a possibilidade da instalação de câmeras nos pontos de coleta de lixo, dentro e fora da zona urbana, nos locais mais isolados ou afastados, onde os munícipes geralmente jogam o lixo para fora dos containers, deixando o entorno dos locais de coleta completamente sujo e desagradável.
Ainda segundo ele, tendo em vista que não é obrigação contratual da empresa que presta o serviço de coleta recolher o lixo que sempre está no entorno das caçambas e mesmo assim a empresa faz a recolha, fato que sempre atrasa o trabalho da coleta e aumenta o risco dos trabalhadores que ficam expostos ao lixo aberto.
No documento, o vereador justifica que as câmeras seriam essenciais para identificar os infratores e assim aplicar as devidas multas, pois acreditamos que esta é a única maneira de conscientizar, pelo menos por enquanto, as pessoas que insistem em sujar, depredar e poluir a cidade prejudicando a prestação de serviço público.
Estradas fechadas mesmo após fim das barreiras sanitárias
No decorrer da sessão, o vereador Virgílio também apresentou a Indicação de n° 133/2021, em que propõe à Prefeitura que verifique a possibilidade de se manter fechada as estradas da "Boiadeira" e a que passa por trás do antigo Thermas, mesmo após o fim das barreiras sanitárias.
O vereador justifica que muitos munícipes os procuraram demonstrando satisfação pelo fechamento e falta de acesso a essas estradas que, segundo moradores dos arredores são ponto de consumo de drogas, de descarte irregular de lixo e do ato de coito nos carros e motos que param nestes acessos.
Instalação de placas em locais de descarte de lixo
No decorrer da sessão, o vereador Virgílio também apresentou a Indicação de n° 134/2021, em que faz diversas pontuações em relação ao descarte de lixo:
1. Identifique todos os pontos dentro e fora da cidade onde tem ocorrido o descarte ilegal e irregular de todo o tipo de lixo, como em estradas vicinais, terrenos baldios e terrenos em áreas de ranchos e pequenas propriedades;
2. Limpeza urgente destes locais;
3. Instalação de placas explicativas nestes locais onde a população tem feito este descarte ilegal e irregular do lixo, lugares que não são pontos de coleta, dentro e fora da cidade, mas que as pessoas usualmente descartam todo tipo de lixo;
a) Pedimos que as placas contenham explicativos sobre o local mais próximo, correto e regular da coleta;
b) Que esteja descrito nas placas os tipos de lixo que podem ser deixados nos pontos de coleta e onde devem ser levados os que não podem;
c) Que as leis e multas estejam descritas nestas placas;
Manutenção dos itens de segurança das ambulâncias e veículos da saúde
O vereador Virgílio também apresentou a Indicação de n° 135/2021, em que sugere a possibilidade de manutenção urgente dos itens de segurança das ambulâncias e automóveis que levam pacientes para clínicas, postos, hospitais e consultas em outros municípios, como freios, pneus, cintos de segurança, bancos, faróis e sistema de iluminação.