Após ter sofrido com uma infância e juventude difícil, com a privação de uma vida digna, nasceu em si o propósito de cuidar, ensinar e preparar para a vida as crianças e jovens, para que, no futuro, não passasem pelas agruras por que passou.
E assim nasceu o projeto social “Sai da Rua Vem Com Nóis”, na modalidade futebol. Após alguns anos de muita luta e enfrentando os mais variados julgamentos sociais possíveis e imagináveis foi realizada uma matéria em um canal de TV, onde foi possível o compartilhamento de sua luta em rede nacional, entre as milhares de pessoas que acompanharam a reportagem.
Foi aprendendo e observando o quão impactante é um projeto social que ensina, acolhe e orienta na vida daquele que necessita. E no dia 21/12/2021 nasceu o Projeto Jiu-Jitsu dentro do projeto “Sai da Rua Vem Com Nóis”, para ensinar não apenas golpes e gestos, mas como podemos ser 1% melhor hoje do que ontem, através dos pilares da arte suave, respeito, disciplina, humildade e equidade, proporcionando a melhora da qualidade de vida física e mental através da prática de atividade física, sendo esta uma arte marcial milenar em um ambiente sem julgamentos onde todos têm o mesmo valor como seres humanos, independentemente de crença, etnia, limitações, orientação e identificação.
No início, as dificuldades foram inúmeras. Entre elas deve-se ressaltar a falta de popularidade da arte marcial no Município, falta de infra-estrutura, falta de materiais adequados como kimono, faixa e tatame. Porém, através de esforços, mobilização social e muita força de vontade, conseguiu transpor todas as barreiras. Não foram poucos os dias de portas abertas sem que aparecessem alunos. Hoje sua equipe tornou-se referência na modalidade em nossa região, disputando campeonatos em diversas cidades e levando consigo a honra de representar Pereira Barreto.
Em abril de 2022 os atletas do projeto participaram do Circuito Interior de Jiu-Jitsu. Foram 03 atletas e 03 medalhas. Em outubro de 2022 a equipe participou do campeonato Open Três Lagoas de Jiu-Jitsu. Foram 09 atletas competindo, com a conquista de 5 medalhas. Em maio de 2023 participou da Copa Noroeste de Jiu-Jitsu, em Araçatuba/SP. Participaram 11 atletas, com a conquista de 10 medalhas. Em agosto de 2023 a equipe participou da Copa Márcio Andrade de Jiu-Jitsu, em Pereira Barreto. Participaram 32 atletas do projeto, tendo conseguido 31 medalhas.
Teve contato com esporte em 2017 em Curitiba-PR. Passou pela equipe Ar-Manimal Jean-Carlos onde obteve a graduação de faixa roxa e título de instrutor. Aprendeu técnicas e instruções em seminário com o saudoso Carlson Gracie Jr, filho único do mestre Carlson Gracie. Treinou um ano na academia e diversas vezes com o atleta paralímpico 6 vezes medalhista em paralimpíadas, Antônio Tenório. Conseguiu conquistar para o município de Pereira Barreto o primeiro campeonato de JIU-JITSU, que em sua primeira edição reuniu mais de 300 participantes, com atletas de diversas regiões e inúmeros espectadores. A equipe do projeto alcançou o segundo lugar no pódio, competindo com academias particulares e equipes de alto rendimento.
Sem dúvidas, transformou o projeto social Sai da Rua e Vem Com Nóis Jiu-Jitsu em parte da história deste município.
Publicado por: Divisão de Comunicação Social
Cadastre-se e receba notícias em seu email