Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Moção de Aplausos e Reconhecimento aos artistas da Companhia de Teatro Cid Chagas, pelos serviços prestados em prol da cultura brasileira, sempre promovendo a imagem do Município de Pereira Barreto nos lugares onde se apresentam

Publicado em: 05 de dezembro de 2023

 

   Os artistas ora homenageados são membros do chamado Núcleo Duro da Companhia Cid Chagas, uma das mais importantes companhias teatrais do país, que completa 10 anos de existência em 2023.

   A Companhia Cid Chagas surgiu em Pereira Barreto, no início de 2013, graças a um sonho de seu diretor, Mário César Irikura, de contar histórias através do teatro. Nesses dez anos o grupo ajudou e segue contribuindo todos os dias na formação de grupos infantis e de adolescentes, resultado de oficinas de teatro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pereira Barreto.

   Também contou com orientações artísticas do Programa de Qualificação em Artes do Governo do Estado de São Paulo, elevando a qualidade do fazer artístico de seus integrantes.

   A companhia participa e colabora desde 2013 na realização da tradicional Mostra de Teatro de Pereira Barreto, além de organização de saraus, intervenções artísticas, atuações no FELIP (Festival Literário de Pereira Barreto), campanhas sócio-educativas e participação em mostras e festivais de teatro espalhados pelo Brasil, entre outras atividades culturais, ajudando na exposição do nome de Pereira Barreto onde quer que ela vá.

   Atualmente, o grupo teatral tem como seu núcleo fixo Mário César Irikura, Gabriel Mirck Amaro e Fabrício Carvalho, que fazem além de trabalhos na Cid Chagas, diversos projetos artísticos independentes na cidade e região como aulas, projetos áudio visuais, cenas curtas em instituições religiosas, produção de eventos musicais entre outros.

   Nos últimos anos a companhia foi premiada em festivais e contemplada pelo Proac e Lei Rouanet, em diversos segmentos e linguagens como:

• “Anne Frank”, contemplado no edital PROAC nº 06/2020
• “Os inventariantes”, contemplado no edital PROAC 03/2021
• “Tem um rio na biblioteca” de autoria da Cia da Cultura e aprovado pela Lei Rouanet PRONAC 184659
• “Na ponta da ponte do Novo Oriente”, ganhador do Mapa Cultural Paulista 2014/2015;
• PROAC LAB nº 47/2020 por histórico de realização em teatro e conjunto das obras; onde a companhia, além dos espetáculos citados anteriormente, possui também em seu currículo os espetáculos

- Os Saltimbancos (2013)
- Linhas Tortas (2014)
- Bang Bang, Você Morreu! (2014)
- O Namorador (2015 em parceria da Cia Desde Amanhã)
- Romeu e Julieta (2015)
- Os Inventariantes (2016)
- Gentileza (2016)
- O Navio Nosso de Cada Dia (2017)
- Cabaret (2017)
- R.E.M. Rapideyemovement (2018)
- O Tambor – Aya No Tsuzumi (2019)
- Do Corte ao Sangue (2020 em parceria com a Cia Desde Amanhã)

   Em 2022, a Companhia Cid Chagas foi contemplada com um Projeto em Nível Nacional, levando teatro e arte para o interior do Tocantins, com crianças que jamais haviam assistindo uma peça teatral.

   O mesmo projeto foi contemplado para a Companhia Cid Chagas em 2023, com os seus membros visitando a cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, com projetos teatrais para alunos da rede de ensino.

   Com tudo o que a Companhia Cid Chagas oferece a Pereira Barreto, inclusive com peças que contam a história da cidade, é fundamental valorizar o árduo trabalho artístico realizado.


Cadastre-se e receba notícias em seu email