Os artistas ora homenageados são membros do chamado Núcleo Duro da Companhia Cid Chagas, uma das mais importantes companhias teatrais do país, que completa 10 anos de existência em 2023.
A Companhia Cid Chagas surgiu em Pereira Barreto, no início de 2013, graças a um sonho de seu diretor, Mário César Irikura, de contar histórias através do teatro. Nesses dez anos o grupo ajudou e segue contribuindo todos os dias na formação de grupos infantis e de adolescentes, resultado de oficinas de teatro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pereira Barreto.
Também contou com orientações artísticas do Programa de Qualificação em Artes do Governo do Estado de São Paulo, elevando a qualidade do fazer artístico de seus integrantes.
A companhia participa e colabora desde 2013 na realização da tradicional Mostra de Teatro de Pereira Barreto, além de organização de saraus, intervenções artísticas, atuações no FELIP (Festival Literário de Pereira Barreto), campanhas sócio-educativas e participação em mostras e festivais de teatro espalhados pelo Brasil, entre outras atividades culturais, ajudando na exposição do nome de Pereira Barreto onde quer que ela vá.
Atualmente, o grupo teatral tem como seu núcleo fixo Mário César Irikura, Gabriel Mirck Amaro e Fabrício Carvalho, que fazem além de trabalhos na Cid Chagas, diversos projetos artísticos independentes na cidade e região como aulas, projetos áudio visuais, cenas curtas em instituições religiosas, produção de eventos musicais entre outros.
Nos últimos anos a companhia foi premiada em festivais e contemplada pelo Proac e Lei Rouanet, em diversos segmentos e linguagens como:
• “Anne Frank”, contemplado no edital PROAC nº 06/2020
• “Os inventariantes”, contemplado no edital PROAC 03/2021
• “Tem um rio na biblioteca” de autoria da Cia da Cultura e aprovado pela Lei Rouanet PRONAC 184659
• “Na ponta da ponte do Novo Oriente”, ganhador do Mapa Cultural Paulista 2014/2015;
• PROAC LAB nº 47/2020 por histórico de realização em teatro e conjunto das obras; onde a companhia, além dos espetáculos citados anteriormente, possui também em seu currículo os espetáculos
- Os Saltimbancos (2013)
- Linhas Tortas (2014)
- Bang Bang, Você Morreu! (2014)
- O Namorador (2015 em parceria da Cia Desde Amanhã)
- Romeu e Julieta (2015)
- Os Inventariantes (2016)
- Gentileza (2016)
- O Navio Nosso de Cada Dia (2017)
- Cabaret (2017)
- R.E.M. Rapideyemovement (2018)
- O Tambor – Aya No Tsuzumi (2019)
- Do Corte ao Sangue (2020 em parceria com a Cia Desde Amanhã)
Em 2022, a Companhia Cid Chagas foi contemplada com um Projeto em Nível Nacional, levando teatro e arte para o interior do Tocantins, com crianças que jamais haviam assistindo uma peça teatral.
O mesmo projeto foi contemplado para a Companhia Cid Chagas em 2023, com os seus membros visitando a cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, com projetos teatrais para alunos da rede de ensino.
Com tudo o que a Companhia Cid Chagas oferece a Pereira Barreto, inclusive com peças que contam a história da cidade, é fundamental valorizar o árduo trabalho artístico realizado.